top of page
Buscar
  • Foto do escritorlarapiresb5

Guia da Cor - Tudo sobre ROSA

Impossível não falar da cor que está dominando o mundo nas últimas semanas com a estreia do filme da Barbie. Mas o rosa vai muito além de apenas a cor do momento. Toda cor tem seu efeito e significado em diversas esferas como os efeitos associativos, simbólicos, sinestésicos e emocionais. Lembrando disso precisamos levar em conta que o rosa ele tem uma história por trás de si e transmite emoções e sensações a quem quer que use a cor.



Hoje em dia quem usa rosa está surfando na tendência Barbiecore, mas muitas pessoas (mulheres e homens principalmente) deixaram de usar a cor por conta dos preconceitos que vemos a sociedade ter com o rosa por tanto tempo. Dentro da família da cor rosa existem diversos tons, em geral os mais claros são associados à feminilidade, fragilidade, doçura e delicadeza e são os que mais sofreram esse preconceito. Enquanto os mais fortes e intensos como o Rosa Schock são mais associados à paixão, ousadia e sensualidade como vemos no universo da barbie.





Para comunicar uma postura de compaixão e romantismo aposte em tons rosados, pois a cor rosa é uma das alternativas ideais para tais sentimentos. Empatia, boas intenções e carinho também estão ligadas à cor, assim como a sensualidade (embora com menos força do que o vermelho).


Um Pouco de História


Analisando a história da arte, assim como a história da humanidade vimos referências à cor rosa desde os escritos dos gregos e romanos, porém foi no Renascimento que a cor veio ganhar maior destaque sendo associada ao sagrado. Enquanto na Idade Média os reis não se interessavam muito pelo rosa preferindo o vermelho e tom de carmesim, no renascimento o rosa foi usado como uma cor que representasse à humanização do paraíso. Foi muito utilizado para representar os anjos e arcanjos em suas vestes especialmente quando estes estavam trazendo mensagens ou em pinturas como um afresco de Fra Angelino que usou o tom para as vestes do Arcanjo Gabriel em uma cena que retrata a conversa do mesmo com a Virgem Maria.



Foi só no século XVIII que o rosa passou a deixar de ser uma cor que representasse o sagrado para ser usada de forma secular. Nesse período muitos pintores usaram diferentes tons de rosa para representar amantes famosas. Um grande exemplo foi Madame de Pompadour, amante do rei Luís XV, que foi retratada em vestes rosas mas que além da pintura trouxe destaque para a cor em diferentes esferas da sua vida como na sua famosa porcelana que foi desenvolvido um tom de rosa específico para ela, assim como nas roupas trazendo o rosa para a moda.



O rosa foi desde uma cor usada para representar o sagrado à uma cor usada em representações mais carnais trazendo a sua delicadeza para ser associada às mulheres e com isso ao longo da história da humanidade vemos essa ser uma cor que foi símbolo de muito preconceito. No período dos campos de concentração nazistas os homens homossexuais ou pessoas trans designadas homens eram identificadas com um triângulo rosa preso nos seus uniformes.


Quantas vezes ouvimos que rosa é cor de menina, ou a expressão "mundo cor de rosa" sendo usado de forma pejorativa? Isso fez com que muitas pessoas deixassem de usar a cor mesmo que gostassem, tanto mulheres como especialmente homens, por medo de serem julgados e até hoje isso acontece. Espero que com o boom da cor por conta da estreia do filme da Barbie as pessoas entendam que o rosa é uma cor linda com significado muito especial e consigam usar sem as amarras sociais que estão envolta dela. Entendendo que podemos sim usar o rosa sem esse peso de fragilidade que vimos ao longo da história!




31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page