top of page
Buscar
  • Foto do escritorlarapiresb5

Como funciona a Análise Cromática

A Análise Cromática, ou como também é conhecida: Análise de Coloração Pessoal, pode ser feita usando diferentes métodos. O Método Sazonal Expandido é o método mais comum e mais moderno, nele temos 12 opções de cartelas de cores.


As cartelas de cores possuem as opções de cores que mais harmonizam com você, aquelas cores que vão ressaltar sua beleza natural, suavizar manchas e olheiras na pele. É importante ressaltarmos que as cores da cartela tem impacto maior quando usadas próximas ao rosto (da cintura para cima) e impactam principalmente em cabelo, acessórios e maquiagem.





A Análise de Coloração Pessoal deve ser feita com a pessoa com o rosto completamente limpo (sem maquiagem, cremes e protetores solar) e em um ambiente com luz neutra (pode ser artificial ou natural). Para descobrirmos quais cores te favorecem é preciso isolar todas as cores presentes na roupa, por isso usamos uma capa cinza na cliente e isolamos o cabelo com uma faixa ou touca.


O primeiro passo da análise é descobrir quais são as suas 3 dimensões de cores: Profundidade, Intensidade e Temperatura. A Profundidade quer dizer se você fica melhor com cores claras ou escuras, a Intensidade é a dimensão que diz se a pessoa harmoniza melhor com cores intensas ou com cores suaves enquanto a Temperatura avalia a diferença entre as cores quentes e frias. Uma vez que descobrimos suas características de cores passamos para avaliação do subtom de pele.


Todas as pessoas, em qualquer tonalidade de pele, podem ter subtom Quente, Frio ou Neutro. O subtom Quente é conhecido como a pele que tem um “fundo dourado” enquanto o subtom Frio é conhecido por ser rosado. Descobrir seu subtom é importante não só na coloração como também para sabermos qual base de maquiagem funciona para a sua pele.




Após descobrir o subtom, chegamos na etapa mais importante da análise: descobrir qual é a sua característica mais relevante. Entre as 3 dimensões que avaliamos uma delas é a mais relevante, esse será o sobrenome da sua cartela. As cartelas são divididas em 4 estações: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Essa divisão foi feita com base nas cores presentes nas paisagens da natureza em cada uma das estações.


Na Primavera temos paisagens com cores claras, intensas e quentes por exemplo, enquanto no Verão as cores também são claras, porém, temos muito azul na paisagem o que faz com que a coloração de uma praia no verão seja fria e por fim essa estação possui cores bem suaves em sua natureza. O Outono é marcado por cores escuras, quentes e suaves. Finalizando temos o Inverno que é marcado por cores intensas, frias e escuras.




Cada estação possui 3 cartelas, uma para cada característica das cores, sendo assim, a sua característica principal é o que chamamos de “sobrenome da cartela”. Por exemplo, se uma pessoa fica bem com cores claras, intensas e quentes ela provavelmente é da estação da Primavera, mas para sabermos qual o sobrenome que melhor define a pessoa precisamos analisar e identificar outra dimensão e ver qual a característica principal dela. Digamos que no nosso exemplo o fator principal da análise é que ela ficou bem com cores intensas, então podemos dizer que ela é Primavera Intensa.


Parece confuso, mas na prática eu te garanto que fica mais fácil! Me conta aqui nos comentários se você já sabe qual a sua cartela ou se você tem vontade de descobrir!



32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page