top of page
Buscar
  • Foto do escritorlarapiresb5

Como fazer compras de forma mais assertiva

Com toda certeza você já deve ter comprado uma peça em uma promoção porque estava com o preço muito bom, ou um vestido que achou lindo na hora e depois deixou a peça ficar esquecida no fundo do armário. Eu também já fiz isso, muitas vezes. Normalmente isso acontece quando compramos sem pensar, por impulso ou até mesmo sem saber o que temos em casa. Essas compras são péssimas por diversos motivos como perda de dinheiro, acúmulo de coisas no armário e até mesmo para a sustentabilidade.


Pode ficar tranquilo que nem tudo está perdido, compramos errado mas estamos aqui para aprender, realizar compras mais assertivas e principalmente investir nosso dinheiro onde vale a pena. Pensando nisso, separei 4 dicas para você comprar com mais consciência.



1. Conheça o que você já tem em casa


Quando você sabe o que tem no seu armário consegue fugir da cilada de comprar mais do mesmo. “Eu amo um vestido preto! Vou comprar esse que está com o preço muito bom”. Ok, aí você chega em casa e descobre que tem 3 vestidos praticamente iguais e acaba usando só um! Isso não é legal! Aproveite para comprar peças com modelagens diferentes, cores diferentes do que você já tem!


Uma outra questão importante é que quando se sabe o que tem em casa você já sabe como vai poder usar a peça nova que quer comprar de diferentes formas! Isso é essencial para a nossa próxima dica:


2. Pense em 3 looks (diferentes) com a peça que você quer comprar


Pode parecer coisa de gente doida, mas acredite em mim. Isso funciona! Antes de comprar uma peça pense em 3 situações que você vai conseguir usar ela com o que já tem em casa! Não vale repetir a fórmula: a blusa nova com short jeans, calça jeans e saia jeans. Coloca a criatividade pra funcionar e analise se essa peça vai ser útil para você no dia a dia ou se você só vai usar ela de uma forma!


3. Atenção aos detalhes


Costuras, botões, caimento, tecido e corte da peça são detalhes essenciais para você analisar antes de realizar a compra. Confira todos os detalhes para não ser pego de surpresa e comprar uma coisa achando que está arrasando e depois ver que não valeu a pena ou até mesmo deixar de usar porque a peça está com algum defeito!


Analise os detalhes e o custo da peça, vale a pena pagar esse valor por essa peça (se você quiser tenho uma fórmula bem simples de calcular o custo benefício de uma peça que posso compartilhar aqui). Na hora de conferir os detalhes você precisa já analisar se vai ter que levar a peça na costureira para fazer algum ajuste e definir o quanto isso vai te custar.


4. Pense na sua rotina e nos cuidados necessários que essa peça exige


Nas próprias etiquetas internas das peças normalmente tem as orientações de lavagem. Se você é uma pessoa que tem uma vida muito corrida e não tem tempo ou não gosta de lavar roupa na mão, não adianta comprar uma peça que precise de lavagem a mão porque eu te garanto que vai acontecer uma das duas coisas: você vai acabar colocando a peça na máquina e estragá-la ou vai demorar tanto pra lavá-la na mão que vai ficar com preguiça de usar e ela vai ficar guardadinha para uma “ocasião especial” (spoiler alerta: essa ocasião especial não vai acontecer)


Um outro detalhe que eu sempre falo com minhas clientes é quanto ao tecido e o hábito de passar roupa: tecidos de fibra natural (algodão e linho) amassam com muita facilidade e se você é do time de pessoas que não sai de casa com roupa amassada já tem que estar ciente de que essas peças precisam desse cuidado. Em compensação, se você não gosta de passar roupa (assim como eu) já sabe que é melhor pra sua rotina investir em peças que tenham na sua composição fibras sintéticas porque amassam com menos facilidade!



Essas foram algumas dicas que considero mais práticas para vocês arrasarem nas compras! Siga-me no instagram @larapiresb para conferir mais sobre o assunto!






32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page